A Coudelaria de Alter Real está situada na Tapada do Arneiro, uma propriedade integralmente murada com uma área aproximada de 800ha, possuindo um notável património natural de grande valor paisagístico.
Fundada em 1748 pelo rei D. João V com o propósito de criar cavalos que servissem a corte, a Coudelaria de Alter chega aos dias de hoje com um efetivo vasto e de valor incalculável, com o propósito de preservar e melhorar o património genético da raça lusitana e a preparação de cavalos para integrarem a Escola Portuguesa de Arte Equestre.
A Coudelaria de Alter possui uma eguada composta por, aproximadamente, 60 éguas de ventre que são a base da produção equina, e um vasto leque de garanhões, todos eles com valências reconhecidas sobretudo ao nível do ensino e da equitação clássica portuguesa. Para além do cavalo lusitano da linhagem Alter Real, a Coudelaria de Alter preserva ainda a linha Coudelaria Nacional do lusitano, do puro sangue árabe e do sorraia.
Na Coudelaria existem todas as infraestruturas ligadas ao cavalo e à sua produção, desde o nascimento até à competição, destacando-se:
- Unidade de neonatologia e reprodução
- Unidade clínica
- Laboratório Genética Molecular
- Recria dos poldros a campo
- Unidade Desbaste, Seleção e testagem
As nossas experiências
A Coudelaria dispõe de um programa de visitação que aborda a componente histórica, desde a sua fundação, até aos dias
de hoje, com uma forte interação com o dia-a-dia de uma coudelaria.
Roteiro da Visita, que acontece diaramente, de 3ª a domingo, às 10h30 e às 15H00:
- Casas Altas – no rés-do-chão, uma eguada virtual e uma pequena loja onde é possível adquirir algumas recordações da Coudelaria de Alter. No 1º piso encontra-se um Centro Interpretativo com uma linha cronológica com os principais acontecimentos que marcaram a história da Coudelaria de Alter e do país.
- Páteo das Éguas – a eguada AR passa a noite no campo e durante os dias de semana entra na cavalariça por volta das 10h30 da manhã, para que seja feita a alimentação dos animais, sua vigilância e levados a cabo os trabalhos de controlo reprodutivo. A célebre Largada das Éguas para o campo é feita entre as 15h30 e as 16h00.
- Casa dos Trens – local de exposição duma parte da coleção de carros de cavalos da Coudelaria de Alter.
- Páteo D. João VI – cavalariça onde poderão ser visitados os cavalos e garanhões reprodutores da Coudelaria de Alter.
- Falcoaria (sob a alçada do grupo Vila Galé) – aqui poderá ser visitada a coleção de aves e também o Museu de Falcoaria. O visitante tem também disponíveis uma série de atividades equestres à sua escolha.






A visita à Coudelaria está disponível para todas as faixas etárias, de 3ª a domingo, às 10h30 e às 15h00, com uma duração aproximada de 2h30. É acompanhada por guia turística e pode ser feita em português e em inglês.
No caso do turismo equestre:
Experiência de curta duração. Um primeiro contacto com o cavalo. O cavalo é controlado. Idade mínima – 4 anos.
Já permite sentir o andamento do cavalo, perceber a dinâmica do equilíbrio e movimento.
O primeiro passo para participantes que queiram aprender a montar a cavalo. O cavalo é controlado pelo monitor.
Idade mínima – 6 anos.
Para praticantes que já têm equilíbrio e alguma independência a cavalo. O nível da lição
varia com a experiência do praticante que tem total controlo do cavalo. Idade mínima – 6 anos.
Para praticantes que queiram ter uma experiência a cavalo no exterior. O trajeto circula
dentro da área da Coudelaria. Apenas disponível para cavaleiros experientes idade superior a 10 anos e limitado
a 3 praticantes.
Passeio em carro de cavalos, para participantes sem experiência, que pretendam disfrutar de uma experiência de exterior. O trajeto circula dentro da área da Coudelaria. Disponível para grupos entre 2 e 6 passageiros, de qualquer idade.
Contactos

Site
